Clique nas imagens para ampliar
Quando se fala em projetos de instalações elétricas prediais, há várias necessidades a serem supridas por este planejamento, entre elas: o bom funcionamento de todos os equipamentos do prédio, o conforto no uso e a durabilidade do cabeamento. Porém, acima de tudo, é fundamental que os projetos de instalações elétricas prediais garantam a segurança dos moradores e de terceiros. Tudo isso só pode ser alcançado com planejamento prévio e o melhor detalhamento possível.
Fundamentalmente, nos projetos de instalações elétricas prediais deve-se observar o seguimento de todas as normas vigentes de segurança. Visto que, tem relação com a segurança, mas, também com o conforto e a definição da quantidade e do local das instalações.
AS NORMAS TÉCNICAS DOS PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS
O princípio básico para a elaboração de projetos de instalações elétricas prediais é calcular a área e o perímetro do imóvel por meio de sua planta. Isso é fundamental para prever a potência de iluminação e de tomadas que cada região do imóvel precisa ter.
De acordo com a área e o perímetro apresentado pela planta do prédio, são definidas as quantidades mínimas de lâmpadas, tomadas e interruptores em cada apartamento e cômodo. Assim se define, dentro dos projetos de instalações elétricas prediais, a quantidade e a localização das lâmpadas, interruptores e tomadas que vão atender as necessidades do imóvel e dos moradores.
No Brasil, uma série de normas técnicas norteiam os projetos de instalações elétricas prediais, entre elas a NBR-5410/2004, que trata de Instalações elétricas em baixa tensão, e a NBR 5444/89, que trata dos símbolos gráficos para instalações elétricas prediais.
As normas brasileiras exigem, por exemplo, que cada cômodo tenha pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor. Outra exigência é que salas e dormitórios tenham pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou uma fração dessa distância, e ainda que esses pontos sejam espaçados de maneira mais uniforme possível.
É importante saber que projetos de instalações elétricas prediais são diferentes do projeto arquitetônico. São projetos complementares aqueles que determinam como os serviços de energia, telefone, água, esgoto e TV serão utilizados. Todos se interligam e se isso ocorre de maneira planejada e eficiente, vantagens como conforto e economia é certeza.
PHENIX PROJETOS PARA ESTRUTURAS DE PRÉDIOS COMERCIAIS E RESIDENCIAIS
A Phenix Projetos tem 30 anos de mercado oferecendo os serviços de projetos e instalações. A empresa fica em Sorocaba, e atende todo o estado de São Paulo. O foco da prestação de serviços da Phenix são projetos elétricos, como também, projetos hidráulicos; projetos spda; projetos de entrada de energia; projeto de automação residencial e cabeamento estruturado; aprovações de projetos nas concessionárias de energia; assessoria técnica aos parceiros sem custo adicional; e visita técnica na obra.
Para saber mais sobre Projetos de instalações elétricas prediais
Ligue para 15 3318-5001 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!